Felipe Vian
Artista da Dança
DRT/SP Nº 4649.46298/06-43
É bailarino, professor e pesquisador do corpo em movimento. É idealizador da Conferência de Dança Contemporânea de Votorantim e do Borbulha Festival. Estuda Artes Visuais pela UNIP – Universidade Paulista.
​
Começou seus estudos em dança no projeto Núcleo de Dança de Votorantim – SP em 2003, onde esteve em contato com diversos professores e artistas do Brasil e do exterior. Profissionalizou-se em dança contemporânea e participou de projetos artísticos desenvolvidos no interior paulista.
​
Em 2011 fez parte do programa Arsenale Della Danza, grupo dirigido pelo coreógrafo Ismael Ivo em Veneza na Itália e dançou o espetáculo "Babilônia o Terceiro Paraíso".
​
Também fez aulas com os coreógrafos Kenji Takagi da companhia Pina Bausch, Francesca Harper da companhia William Forsythe e Marion Ballester com o repertório da companhia Rosas da Bélgica.
​
​
Em 2013 ingressou na Lia Rodrigues Companhia de Danças e criou junto da coreógrafa os espetáculos "Pindorama” (2013), “Para que o céu não caia" (2016), “Fúria" (2018) e colaborou com “Encantado" (2021) com apresentações no Brasil e no exterior.
Ministrou aulas de dança contemporânea na Noruega, Roma, Áustria, Portugal, Berlim, Barcelona e Paris.
Criou em 2020 o Borbulha Festival, projeto que visa conectar artistas do Brasil através de aulas de dança, experimentos audiovisuais e um grupo de estudos online e multidisciplinar.
Fez parte da residência artística Em Deriva / Drifting dirigido pelo coreógrafo Gustavo Ciríaco por meio da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa – Portugal.
​
​
Também no mesmo ano, foi convidado para ministrar aulas de dança contemporânea para o Núcleo 2, alunos bolsistas do Centro de Artes da Maré no Rio de Janeiro.
Em 2022, participou do programa Cruzamentos de Residência Artística da FUNART com a companhia francesa Sine Qua Non Art (La Rochelle) e o artística visual Fábio da Motta - SP. Colabora com o espetáculo “O Futuro é Ancestral", fruto do resultado desta residência.
​
Em 2023 estreou o trabalho solo “Desnaturado" no Centro Cultural Maloca em Sorocaba e no Auditório Municipal Francisco Beranger em Votorantim.
Em 2024 realizou o projeto "Conferência de Dança Contemporânea de Votorantim" contemplado pelo Edital de Valorização da Cultura - FMC – Edital de concurso nº 02/2022.